O QUE É O SHIATSU?
O Ministério da Saúde do Japão define o Shiatsu como: «Tratamento que, aplicando pressões com os dedos polegares e palmas das mãos sobre determinados pontos corrige irregularidades, mantém e melhora a saúde, contribui para aliviar certas enfermidades, activando assim a capacidade de auto-cura do corpo humano.».
O Shiatsu é um tratamento integral que trabalha todo o corpo. As pressões são aplicadas perpendicularmente às linhas do corpo e moldam-se segundo a resposta da zona pressionada com o objectivo de estimular não só a pele como também os músculos, o sistema hormonal e o sistema nervoso central e periférico.
É uma terapia não evasiva, onde não é utilizado nenhum aparelho mecânico nem qualquer medicamento.
" O coração do shiatsu é como o amor de mãe: a pressão sobre o corpo estimula a fonte da vida. "
Tokujiro Namikoshi
COMO FUNCIONA?
No Shiatsu o diagnóstico e a terapia fazem-se ao mesmo tempo. Quando o terapeuta aplica pressões no corpo do paciente, recebe informação do estado da pele, dos músculos, a temperatura do corpo, etc. Desta maneira, o terapeuta determina o tratamento necessário a realizar.
O Shiatsu pode aplicar-se a homens, mulheres e crianças de todas as idades. Ajuda na detenção de irregularidades e na prevenção de doenças.
Receber Shiatsu periodicamente ajuda a descobrir possíveis alterações e irregularidades que se manifestam no corpo. Assim, impede-se a acumulação de stress e toxinas que podem provocar o aparecimento de algumas patologias. O objectivo do Shiatsu é manter e aumentar a capacidade de autodefesa do organismo.
SOBRE A ORIGEM E O FUNDADOR
O Shiatsu foi criado no Japão por Tokujiro Namikoshi.
Namikoshi foi quem estudou e delineou as técnicas e princípios do Shiatsu, conseguindo atingir o reconhecimento do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação japoneses.
Actualmente o Shiatsu pratica-se por todo o mundo, particularmente em Espanha e Portugal, pela Escola Japonesa de Shiatsu, dirigida por Shigero Onoda, única reconhecida e autorizada oficialmente pelo Ministério da Saúde japonês.
Desde 1997, o Shiatsu é também reconhecido pela Comissão Europeia (circular A4 - 0075/97).
AZE
SHIATSU
Quando os japoneses ouvem a palavra Shiatsu, associam-na directamente a problemas de costas. No entanto o Shiatsu não serve para tratar exclusivamente problemas de coluna.
Conforme se foi difundido pelo ocidente, o Shiatsu teve que fazer frente a novas necessidades: a diferença entre ocidentais e orientais é cultural mas também anatómica. O mestre Shigero Onoda criou o estilo Aze baseado em mais de 30 anos de experiência com pacientes ocidentais. Metaforicamente considera-se o Shiatsu Namikoshi como o tronco de uma árvore e o Aze Shiatsu como um dos ramos.
Nasce assim uma adaptação do método tradicional japonês Namikoshi para o corpo e mente ocidental.