
O QUE É O SHIATSU?

O Shiatsu é um método de tratamento e cuidados preventivos de saúde, em que é aplicada pressão, pelos polegares, dedos e palmas das mãos, em pontos-chave do corpo do paciente. No Ocidente tem sido chamado de Fisioterapia oriental ou Acupunctura sem agulhas.
Esta prática terapêutica divide-se entre os conceitos medicinais tradicionais do oriente (Medicina Tradicional Chinesa e Anma) e o estudo da biologia humana.

Quando sentimos algum tipo de rigidez, dormência ou dor no corpo, a nossa reacção instintiva é a de tocar, pressionar ou esfregar a zona afectada com as mãos. Esta acção instintiva estimula o corpo. Aplicada de forma sistémica e estruturada, esta prática pode então activar a capacidade natural do corpo de recuperação.
Os pontos-chave do nosso corpo tendem a acumular fadiga e stress.
Pressioná-los traz-nos alívio.

Estes pontos-chave, ou tsubos em japonês, correspondem aos músculos, ossos, vasos sanguíneos, nervos, sistema linfático e glândulas do sistema endócrino. Pressioná-los não só estimula a pele e alivia a rigidez dos músculos como também regula o sistema nervoso, ajuda na digestão , estimula a circulação e estimula a capacidade de auto recuperação do corpo.
A sensibilidade das mãos transmite ao terapeuta a distinção de temperaturas e rigidez do corpo, que são ambos indicadores da sua condição. O tipo, nível e duração da pressão é ajustada consoante os sintomas e necessidades especificas de cada paciente.

O principal objectivo do Shiatsu é a consciencialização e manutenção da saúde. O Shiatsu trabalha o corpo como um todo. Pode tratar desde problemas físicos a problemas psicossomáticos e doenças de fundo emocional.
Shiatsu é também benéfico para todos. Pode ser adaptado a pacientes específicos como bebés, crianças, pessoas com incapacidades, grávidas e idosos.