
AZE SHIATSU

Conforme se foi difundido pelo ocidente, o Shiatsu teve de fazer frente a novas necessidades.
Com mais de 30 anos de experiência em contexto europeu, Shigero Onoda, mestre japonês de Shiatsu, um dos maiores propulsionadores do Shiatsu na Europa, sentiu a necessidade urgente de alargar o protocolo tradicional, para melhor atender às necessidades e características do corpo e hábitos ocidentais.
Mantendo a base Namikoshi, baseou a sua técnica no principio dos pontos vitais Aze. Os pontos Aze são, na sua essência, pontos que ocorrem nas imediações de uma zona afectada do corpo, que exercem influência nos sintomas do paciente.

Shigeru Onoda com Tokujiro Namikoshi
O objectivo de Onoda com o estilo Aze é então tornar o Shiatsu acessível aos problemas que mais afectam os ocidentais, consequentes dos seus hábitos e posturas.
As diferenças culturais, no que diz respeito aos hábitos, têm consequências anatómicas especificas e inevitáveis. Por exemplo, entre os asiáticos e europeus existe uma constituição especialmente distinta na curvatura lombar, o que resulta numa diferença na incidência de hérnias discais, que no ocidente rondam os 20% e no oriente apenas 2%. Estas caracteristicas são, no Aze Shiatsu, trabalhadas com uma atenção particular, de modo a responder mais eficazmente às causas dos sintomas do paciente.

